AÇÕES FORMATIVAS GRATUITAS - Pinhal Maior

AÇÕES FORMATIVAS GRATUITAS - Pinhal Maior

Informações

 

A Pinhal Maior irá realizar ações formativas gratuitas em local e data a definir (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã ou Vila de Rei).

As formações serão em regime presencial, pós-laboral, e são destinadas a maiores de 18 anos, podendo ter duração de 25 ou 50 horas, dependendo.

Para mais informações terão abaixo a sinopse de cada formação, bem como os cartazes informativos das mesmas, podendo ainda contactar 274600130.

 

 SINOPSE DE CADA FORMAÇÃO:

  • “Produção de cogumelos comestíveis silvestres”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o 4º ano de escolaridade.  Esta ação formativa tem como objetivo identificar as principais espécies de cogumelos comestíveis silvestres domesticados e respetivas técnicas de produção e manuseamento que podem ser produzidos em ambiente artificial, executar as operações de produção dos cogumelos supramencionados, reconhecer as normas, circuitos e agentes da comercialização dos mesmos.
  • “Colheita de cogumelos silvestres”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o 4º ano de escolaridade.  Esta ação formativa tem como objetivo identificar as principais espécies de cogumelos com interesse comercial e proceder à coleta e manuseamento dos mesmos, executar os registos da colheita e reconhecer as normas, circuitos e agentes da comercialização dos cogumelos comestíveis supramencionados.
  • “Atualização em aplicação de produtos fitofarmacêuticos (AAPF)”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário laboral, destina-se a pessoas com a escolaridade mínima obrigatória e que sejam detentores do curso “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos”. Esta ação formativa pretende atualizar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos.
  • “Aplicação de produtos fitofarmacêuticos com equipamentos de pulverização manual (APFEPM)”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário laboral, destina-se a pessoas com a escolaridade mínima obrigatória, ou, caso não a possuam, que comprovem saber ler, fazer cálculos simples e interpretar o rótulo de um produto fitofarmacêutico.  Esta ação formativa tem como objetivo capacitar os participantes para manipular e aplicar de forma segura os produtos fitofarmacêuticos, utilizando equipamentos de pulverização manual.
  • “Aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF)”. Esta formação tem a duração de 50 horas, em regime presencial com horário laboral, destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, a pessoas com a escolaridade mínima obrigatória, ou, caso não a possuam, que comprovem saber ler, escrever e interpretar um texto. Esta ação formativa tem como objetivo capacitar os participantes para manipular e aplicar de forma segura os produtos fitofarmacêuticos, de acordo com os princípios da proteção integrada.
  • “Podas e desbastes”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o 4º ano de escolaridade.  Esta ação formativa tem como objetivo efetuar os diferentes tipos de poda (formação, manutenção e sanitária) e desbastes, de acordo com os sistemas de condução escolhidos, o estado de desenvolvimento e sanidade das espécies.
  • “Poda e enxertia em fruticultura”. Esta formação tem a duração de 50 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o 4º ano de escolaridade.  Esta ação formativa tem como objetivo identificar as épocas adequadas para a realização da poda e da enxertia, as diferentes técnicas utilizadas e executar os diferentes tipos de poda e enxertia em fruticultura.
  • “Podas e desramações”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o 4º ano de escolaridade.  Esta ação formativa tem como objetivo executar diferentes tipos de poda e desramações, aplicar as técnicas de execução recomendadas, efetuar a manutenção e conservação dos equipamentos utilizados e cumprir as normas de segurança e saúde no trabalho, bem como, adotar procedimentos de boas práticas e de proteção ambiental.
  • “Proteção integrada e produção integrada”. Esta formação tem a duração de 25 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com a escolaridade mínima obrigatória. Esta ação formativa tem como objetivo identificar e reconhecer as normas, componentes e técnicas de utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos.
  • “Modo de produção biológico - geral”. Esta formação tem a duração de 50 horas, em regime presencial com horário pós-laboral, destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com a escolaridade mínima obrigatória. Esta ação formativa tem como objetivo identificar, reconhecer e executar os princípios e as técnicas do modo de produção biológico.
  • “Conduzir e operar com o trator em segurança (COTS50)”. Esta formação tem a duração de 50 horas, em regime presencial com horário pós-laboral. A COTS50 destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, quer na situação de empregados, quer na situação de desempregados, que possuam carta de condução da Categoria B, C ou D. Esta ação formativa tem como objetivo complementar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tratores em segurança, tendo por base a melhoria do seu desempenho na via pública e na exploração, bem como, a redução da sinistralidade.

Publicado por: Administração | Publicado em: 18-03-2025

Galeria de Fotos

1632

Habitantes

118,66

Área/km2

13,8

Habitantes/km2